terça-feira, 19 de abril de 2016

O ATAQUE É SEMPRE A MELHOR DEFESA





           Venho hoje falar de um tema pouco debatido, mas bastante usado em nosso cotidiano, que é o fato de pessoas usarem o ataque como defesa.
            Quando falamos em ataque podemos pensar nos mais variados sentidos, seja de cunho pessoal, profissional, terrorista, genocídio, etc. Vamos entender que o ataque  consiste, em muitos casos, como um mecanismo de autodefesa. Mas por quê? Ora, quando alguém não gostou de algo que você tenha falado ele ataca sua moral e faz você se sentir intimidado, e funciona.
           Então, chegamos à conclusão de que o ataque tem a função de fragilizar e/ou causar medo no adversário. Veja muitos discursos midiáticos, eles intimidam a população a fim de causar medo nas pessoas e torna-las passivas. Quando eu ataco a moral alheia eu, automaticamente, me autodefendo, entre ele ou eu, antes eu que ele, não é assim que funciona?           
Vamos um pouco mais além, o filósofo Descartes diz: “eu penso, logo existo”, uma vez que a noção do sujeito ativo na sociedade diz respeito, também, ao conhecimento e à informação. Porém, de acordo com a linha de raciocínio aqui abordada, podemos dizer: “eu me defendo, eu apareço”, ou seja, se eu me defendo alguém me escuta, já que o próprio ser humano tem, dentro de si, a necessidade de se autopromover, mesmo que isso custe, em diversos momentos, a desgraça alheia.
Tal questão diz respeito à linguagem, a arte do bem falar e do bem escrever, onde lançamos uma série de argumentos a fim de provar ao interlocutor que o “eu”, por mais bandido que seja, “sou” a vítima, que o outro é o culpado. Não é à toa que muitas pessoas matam, roubam e faz de tudo um pouco e ainda se faz de vítima, atacando a moral alheia e não assumindo sua culpabilidade, já que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Quem acusa é quem tem que provar, já que nossas leis são fundamentadas com base nesse pressuposto, e esse é de fato uma das pedras no sapato do judiciário, porque se não há provas suficientes contra o réu, mesmo que ele seja o pior dos bandidos, com base em quê se dará sua condenação? Parte das vezes, ele é solto e liberado.
Dizer que o “eu” é a vítima é sempre mais fácil, assim o “eu” se isenta de eventuais responsabilidades. Quando isso acontece, além de se autodefender, comove o outro, fazendo-o sentir pena e compaixão do pobre coitado que está supostamente sendo vítima de uma conspiração armada contra ele. Veja só quando certos líderes, por mais corruptos que sejam, aparecem chorando na mídia a fim de comover o povo. Ah, coitadinhos, tudo jogo midiático para aumentar a popularidade do dito “perseguido”.
Indo um pouco mais além, analisemos o comportamento de alguns grupos terroristas, onde eles atacam a fim de difundirem sua ideologia e provocar medo nos demais, a fim de força-los, com base na política do medo, a participar também de seu grupo, pois assim os interesses do suposto grupo são expandidos e a autopromoção acontece.
Não cabe a mim aqui fazer julgamentos, mas pessoas fazem coisas erradas e certas pelos mais diversos motivos, como a busca pela sobrevivência, o desejo de poder, dinheiro e pressão psicológica, já que somos constantemente pressionados a agir, parte das vezes, de modo passivo,  pois pessoas, mesmo não concordando com determinadas coisas que se passam, temem se manifestar e fazer determinados julgamentos (principalmente em público), mesmo que certos, e serem repreendidos e oprimidos pelo sistema, isso significa, parte das vezes, perda do emprego, mordomias, etc. O sistema opressor é “cruel”, ou você serve a ele ou você pode ser simplesmente mais uma carta fora do baralho.  
Em resumo, o ataque aumenta a popularidade de determinadas pessoas e grupos, promove encenações de vitimismo, comove o outro, realizando-se assim enquanto autodefesa.

Andréia Franco
19/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog, volte sempre!