quinta-feira, 28 de abril de 2016

A PROLIFERAÇÃO DO MEDO

Créditos da imagem ao site:



O medo é um sentimento bastante difundido dentro da história da humanidade, cuja intensidade varia de uma cultura/época a outra.
Podemos dizer que a história do medo acompanha a história da humanidade, já que este é um sentimento nato do ser humano que sempre existiu e vai existir, é nada mais que autodefesa ou alerta de nosso corpo a uma possível situação de risco ou perigo. Por essa mesma razão que ele é tão disseminado, de modo que a pessoa sentindo medo ou intimidada acaba sendo mais fácil dominá-la, freá-la e/ou eliminá-la.  
Uma das formas mais fáceis de propagar o medo é através dos livros, já que eles podem ser facilmente impressos, editados e difundidos, visando lucros, é claro. Entendamos que se determinados grupos se pautam demasiadamente num determinado livro, pode haver algum interesse oculto por trás do ato supostamente caridoso, pessoas fazem as coisas pelos mais diversos motivos, um deles é o lucro.
 Lucrar e ter poder são um dos grandes interesses do ser humano, pois isso alimenta seu ego, sua vaidade e vontade de ser mais e melhor que o outro. Nessa luta, pessoas matam e morrem, tudo em razão da ganância que brota nas veias do homem, tornando-o sórdido, vingativo, assassino e destruidor de lares.
Outros motivos para a difusão do medo é o desejo do outro de tornar você incapaz e manter o controle sobre sua vida. Sim, você pensa que tem o controle sobre sua vida, mas tudo é uma utopia, há planos ocultos não revelados de grupos que dominam a indústria da alimentação, remédio, mídia, etc., que trabalha incansavelmente para torna-lo uma célula “morta” na sociedade, ou seja, um ser incapaz e psicologicamente dominado, plano este que de fato funciona, perceba quantos casos temos de pessoas que sofrem de depressão e outras doenças psicossomáticas nos dias atuais. Um dos motivos do suicídio/inaptidão do sujeito é justamente a depressão, note como o que eu falo faz sentido.
Entendamos que fatos podem ser facilmente manipulados, bem como seus resultados, ou seja, você passa anos pensando que determinadas coisas que estão em alguns livros são 100% (cem por cento) verdade e chega numa certa idade e percebe que tudo aquilo que você tanto acreditava mal passou de uma historinha mal contada.
 A verdade contada nos livros, principalmente de estórias, difere dos fatos do mundo real, elas são verossímeis, não reais, por isso estão sujeitas a manipulação, conforme os interesses do autor criador do texto e até mesmo do grupo que vem difundindo tal obra. O fato de um escritor te contar uma história não significa necessariamente que tudo aquilo que está no livro aconteceu na vida real, já que tudo é passível de manipulação, até mesmo a noção de verdade, pessoas diferentes vão ter noções distintas de verdade, por isso conhecer os dois lados da moeda é sempre mais viável que ficar num livro só.
Retomando ao tema, quando um animal perigoso, como o homem, por exemplo, te ataca qual a reação mais normal que você tende a ter? Ora, o medo, já que as chances de recuarmos são grandes, perceba então como a propagação do medo age sobre nosso subconsciente a ponto de nos controlar.
 O medo se caracteriza por ser um sentimento abstrato e, como tal, é também uma ferramenta bélica usada para extirpar/expulsar o inimigo de territórios a serem dominados por determinados grupos, eis a guerra mais grandiosa da vida, lutar contra nossos próprios medos e aflições a fim de sobreviver num mundo desigual e bárbaro, de modo que entendemos aqui por guerra desde as contadas nos livros de história, até mesmo a luta diária do ser humano, batalha essa digna de ser narrada, difundida e propagada ao longo das gerações.
Dizer que o sentimento do medo um dia vai ter fim é uma utopia, mas podemos amenizar seus efeitos, lutando contra nossos próprios medos e harmonizando nosso espírito para ter melhor controle sobre nosso corpo e nossa mente.
É preciso entender que pessoas com medo são mais fáceis de serem administradas, e isso não é vergonhoso porque é instintivo, agimos por instinto, a natureza humana tem seu lado positivo e negativo, é natural. Abrace o seu medo, fortaleça-se com ele, faça dele sua base para ser uma pessoa mais forte e melhor.  
Em suma, todo ser humano tem algum tipo de medo dentro de si, é preciso tratar o seu medo para que ele não acabe com seu sorriso e sua estrutura familiar, ou você o domina, ou ele domina você.

Andréia Franco
28/04/2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog, volte sempre!