sábado, 2 de abril de 2016

“Negalora” não pega Claudinha...

        Claudinha, gosto muito de suas músicas, mas “Negalora” não pega, é o mesmo que um estudante branco do ENEM ir prestar vestibular e se candidatar a cotista, colocando sua “cabeça” a premium porque fazer esses tipos de afirmações geram debates e interpretações de ordem cultural, social e racial que podem gerar, inclusive, processos.
Quem é a Claudinha? A Claudinha que eu conheço e sempre ouvi falar é uma loira linda, de olhos e pele clara que incendeia trios elétricos, não precisando ela se passar por “Negalora” (o que é pior: “Africana da Alemanha, Negalora do Pelô”) porque se assumir enquanto descendente afro é uma questão cultural, que diz respeito a uma história que não é sua Claudinha, não precisa apelar...
É graças à Claudinha loira que você chegou onde chegou, se assim não fosse, talvez tivesse se esbarrado no preconceito social e racial que muitos descendentes passam ao longo de toda a sua vida. E o maridão, será que ele te aceitaria como “Negalora”, pois o que se subentende por este termo seria de uma pessoa negra com cabelos loiros.
Claudinha, a identidade é uma coisa que a gente precisa amar, por isso mesmo que você tem o sucesso que tem hoje, porque você se ama, ama seu jeito, seus cabelos, sua cor da pele, “Negalora” não cola Claudinha, isso mais parece um apelo meio que forçado para que o público te olhe e te ame.  Sim, Claudinha, muitos admiradores te amam, mas assim você está forçando a barra, você pode desagradar alguns afrodescendentes com este tipo de afirmação.
A cultura negra é de fato bastante diversa e bonita, assuma a sua identidade e deixe a dos outros de lado. Você não precisa disso Claudinha, você pode encantar o coração de qualquer um sendo somente quem você é: a linda Claudinha de olhos e pele clara que tem um vozerão que arrasta multidões por onde passa!
Sua intenção foi na verdade das melhores, mas “Negalora” não pega Claudinha, a gente tem que se orgulhar daquilo que a gente é, tu é loira, não afrodescendente.  Teu público não a reconhece como “Negalora”, mas como a Claudinha loira. Mais amor a si mesma, Claudinha, mas não apela...
Fica aqui o alerta de uma ouvinte sua.
Beijo, forte abraço, sucesso.

Andréia Franco
03/04/2016.


http://revista.cifras.com.br/noticia/internautas-acusam-claudia-leitte-de-apropriar-se-da-cultura-negra_11520

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos ao meu blog, volte sempre!