quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A INFORMAÇÃO E A CONTRA-INFORMAÇÃO: UM CONTRAPONTO.



           É importante frisar o quanto uma informação pode ser relevante nos dias atuais, de maneira que nossos destinos possam ser definidos e influenciados pelos mesmos.
             Lidar com a informação consiste numa forma de atualização constante do homem, uma vez que somos “bombardeados” pelos meios televisivos, impressos e outros, cujas informações, muitas vezes contraditórias, confusas ou até mesmo falsas, acabam por confundir o leitor, dificultando-nos distinguir o verídico do falso. No entanto, quando mencionamos tal assunto, em se tratando de mídia, muitas vezes não nos “tocamos” que a divulgação de determinadas informações contraditórias consiste justamente num artifício midiático que visa dispersar a atenção do leitor para encobrir ora escândalos ora a veracidade dos fatos.
            Desse modo, podemos dizer que, para toda informação, há uma contra-informação, o que torna relevante conhecer os “dois lados da moeda” para que consigamos formar um juízo de valor sobre os fatos e fenômenos que nos rodeiam. Tal busca pelo conhecimento torna possível que formemos uma opinião própria sobre as coisas, de maneira que, assim, venhamos a distinguir o certo do errado, o bom do mal, etc, uma vez que tais conceitos são relativos, pois variam de pessoa pra pessoa e de uma época para outra.
          Vale a pena ressaltar que as variações na definição de tais conceitos nos ajudam a “amadurecer” enquanto indivíduos, de maneira que nosso mundo exterior influencia na nossa vida interior, bem como na forma como nos comportamos e acolhemos determinadas situações e pessoas. O exterior influencia no interior e o interior influencia no exterior, eis um dos dilemas vividos pelo homem moderno, perceber que o social influencia no comportamento do sujeito e que o comportamento do sujeito influencia no social. Com o advento da internet, a propagação de determinadas informações torna-se possível a partir de um simples “clique” no mouse do computador, ou seja, é momentâneo, pessoas ora podem sair do anonimato em uma simples fração de segundos, ora podem ter sua reputação deteriorada também em uma fração de segundos.
            Fazer uso correto da internet é um dos grandes desafios do homem moderno, pois até mesmo os mais experientes estão sujeitos a cair nas armadilhas dessa rede tão desafiadora e também perigosa. É fato que a informação pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, assim como para os ditos “cordeirinhos” (aqueles que usam da ingenuidade das pessoas para obter delas algum benefício próprio).
Enfim, manter-se neutro ou se manifestar? Eis o dilema que tanto persegue a vida dos homens, nada muda se você não mudar, mas vale salientar que muitas pessoas tem medo da mudança e muitos até discriminam aqueles cujo estilo ou forma de vida foge aos parâmetros patriarcais.


Andréia Franco, 11 de fevereiro de 2016.

Um comentário:

  1. Excelente colocacao....a proposito estamos sendo enganados ou nao a respeito do zika virus....e sobre a tal Lei da proibicao de Amamentar em lugares publicos?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos ao meu blog, volte sempre!